A Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec), por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Guarda Civil Municipal de Sobral, vem intensificando ações permanentes do Programa Permanente de Educação no Trânsito em áreas de maior fluxo. Atuando com rondas regulares nos pontos mais congestionados, a ação busca melhorar a fluidez não apenas para condutores, mas também para pedestres, comerciantes e moradores.

De acordo com a gerente de Educação no Trânsito, Erika Arruda, essas rondas consistem no mapeamento dos pontos mais congestionados, diálogo intenso com população e, principalmente, com condutores de outros municípios. “Estamos periodicamente percorrendo a cidade, abordando as situações irregulares e conversando com os responsáveis, não apenas motoristas, mas com todos que utilizem a via pública indevidamente”, disse. A atividade também é um momento para ouvir as demandas dos sobralenses. “Com isso, buscamos soluções que visem melhorar e otimizar o cotidiano de todos”, destacou a gerente.

Além das rondas, o programa conta ainda com blitz educativas, palestras e círculos de conversas em escolas, órgãos públicos e iniciativa privada. Esses momentos podem ser solicitados na sede da Secretaria da Segurança e Cidadania (Rua Engenheiro José Figueiredo, 1035, Cohab I).

Para a ambulante Maria do Carmo Ponte Quariguasi, que se encontra diariamente em frente ao Vapt Vupt, com a presença da equipe de Educação, o trânsito em frente ao local melhorou consideravelmente. “A melhora foi de 100%. Antes o pessoal estacionava em vagas de idosos ou portadores de necessidades especiais e não queriam sair. Agora, depois das conversas e, claro, da fiscalização, isso não acontece mais. É mais limpo, rápido e organizado”, disse.

Outras informações: (88) 3611-5695