A Guarda Civil Municipal de Sobral foi criada pela Lei Municipal Nº 092, em 16 de janeiro de 1997, na gestão do prefeito Cid Gomes. No dia 4 de julho do mesmo ano, teve sua primeira turma formada, constituída por 48 componentes, sendo 45 guardas e três inspetores.
A instituição passou por diversas mudanças e oito concursos públicos, contando hoje com um efetivo de 260 servidores, sendo 20 mulheres e 240 homens.
A Guarda Civil Municipal de Sobral consolida seu papel na cidade, atuando em frentes especializadas, como trânsito, videomonitoramento, defesa civil, segurança institucional, dentre outras, por meio de estratégias educativas, preventivas e ostensivas, desenvolvidas em escolas, parques, praças e prédios públicos.
Missão
Atuar na proteção da população e na prevenção à violência, proporcionando segurança aos bens e espaços públicos, por meio do monitoramento do patrulhamento preventivo permanente.
Valores
- Promoção da Paz;
- Presença comunitária;
- Zelo pelo patrimônio, bens e serviços;
- Coragem e prontidão nas respostas sociais;
- Abertura para a inovação e as mudanças da sociedade;
- Honestidade, integridade e transparência;
- Pertencimento e lealdade institucional;
- Disciplina e compromisso;
Visão de Futuro
Ser reconhecida como uma instituição que entrega paz social aos sobralenses, com servidores que transformam vidas de forma integrada e sistêmica.
Propósito
Servir Sobral e proteger os sobralenses;