A Guarda Civil Municipal de Sobral foi criada pela Lei Municipal Nº 092, em 16 de janeiro de 1997, na gestão do prefeito Cid Gomes. No dia 4 de julho do mesmo ano, teve sua primeira turma formada, constituída por 48 componentes, sendo 45 guardas e três inspetores.

A instituição passou por diversas mudanças e oito concursos públicos, contando hoje com um efetivo de 260 servidores, sendo 20 mulheres e 240 homens.

A Guarda Civil Municipal de Sobral consolida seu papel na cidade, atuando em frentes especializadas, como trânsito, videomonitoramento, defesa civil, segurança institucional, dentre outras, por meio de estratégias educativas, preventivas e ostensivas, desenvolvidas em escolas, parques, praças e prédios públicos.

Missão
Atuar na proteção da população e na prevenção à violência, proporcionando segurança aos bens e espaços públicos, por meio do monitoramento do patrulhamento preventivo permanente.

Valores

Visão de Futuro
Ser reconhecida como uma instituição que entrega paz social aos sobralenses, com servidores que transformam vidas de forma integrada e sistêmica.

Propósito
Servir Sobral e proteger os sobralenses;