A Secretaria

A Secretaria da Segurança Cidadã de Sobral (SESEC) desempenha ações integradas de combate à violência, através da implementação de políticas públicas, diretrizes e programas voltados à proteção, prevenção e participação cidadã.

São três coordenadorias existentes: Cidadania, Cultura de Paz e Defesa Civil, que dialogam entre si, em busca de ferramentas de enfrentamento à violência. Um dos papéis consiste em estabelecer uma relação com os órgãos de segurança federais, estaduais e municipal, com planejamento e integração, buscando uma ação unificada no município.

A Guarda Civil Municipal também integra a missão da atuação da secretaria, que tem como foco o zelo pelo patrimônio e a segurança cidadã.

Missão
Atuar, preventiva e permanentemente, no território do município de Sobral para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais, colaborando, de forma integrada e articulada com os órgãos de segurança pública e setores da municipalidade em ações conjuntas que promovam a cidadania, a gestão adequada dos conflitos, a prevenção da violência e a resposta operacional aos episódios de violência que comprometem a paz social em nossa cidade

• Visão holística de segurança;
  • Administração transparente, dialógica e horizontal;
  • Gestão baseada em resultados;
  • Impessoalidade e eficiência;
  • Liderança colaborativa;
  • Educação para a paz;
  • Compromisso com a redução das perdas;
  • Construção integrada das agendas sociais;
  • Prevenção a desastres e resiliência solidária;
  • Fortalecimento da cidadania e protagonismo cidadão.

Visão de Futuro
Ser referência como instituição que promove conhecimentos e habilidades que fomentam uma cultura de paz e de não violência, bem como no desenvolvimento de ações e de projetos garantidores do acesso à cidadania, do fortalecimento institucional, da proteção comunitária e das possibilidades de transformação social.

Integrar forças para a construção da paz