A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A Guarda Civil Municipal de Sobral foi criada pela Lei Municipal Nº 092, em 16 de janeiro de 1997, na gestão do prefeito Cid Gomes. No dia 4 de julho do mesmo ano, teve sua primeira turma formada, constituída por 48 componentes, sendo 45 guardas e três inspetores.

A instituição passou por diversas mudanças e oito concursos públicos, contando hoje com um efetivo de 260 servidores, sendo 20 mulheres e 240 homens.

A Guarda Civil Municipal de Sobral consolida seu papel na cidade, atuando em frentes especializadas, como trânsito, videomonitoramento, defesa civil, segurança institucional, dentre outras, por meio de estratégias educativas, preventivas e ostensivas, desenvolvidas em escolas, parques, praças e prédios públicos.

A coordenadoria propõe práticas, acesso à ferramentas, teorias e treinamentos que buscam o contato da comunidade e da guarda municipal com habilidades para lidar com conflitos de maneira eficaz, consciente e construtiva, além disso, busca proporcionar experiências que conectam SESEC, comunidades, universidades, rede de apoio, escolas, famílias, empreendedores e núcleos de Mediação, na busca por ampliar e criar possibilidades de educação para o diálogo que oportunizem uma perspectiva de redesenho do futuro das relações comunitárias. 

Busca-se pensar na Guarda Civil Municipal como agente de paz com habilidades para criar espaços de convivência menos violentos, de valorização da comunidade, de compreensão dos territórios para identificar as realidades e os padrões destrutivos criando estratégias que estimulem transformações

A Secretaria 

A Secretaria da Segurança Cidadã de Sobral (Sesec) desempenha ações integradas de combate à violência, através da implementação de políticas públicas, diretrizes e programas voltados à proteção, prevenção e participação cidadã. 

São três coordenadorias existentes: Cidadania, Cultura de Paz e Defesa Civil, que dialogam entre si, em busca de ferramentas de enfrentamento à violência. Um dos papéis consiste em estabelecer uma relação com os órgãos de segurança federais, estaduais e municipal, com planejamento e integração, buscando uma ação unificada no município. 

A Guarda Civil Municipal também integra a missão da atuação da secretaria, que tem como foco o zelo pelo patrimônio e a segurança cidadã. 

 

 

 

Coordenadora:
Gisélia Silveira

Equipe:
Guilherme Vale

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Contato: (88) 9.81405274 | (88) 3611 - 3695

 

Facebook