Selo de Qualidade

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sobral realizou o I Seminário de Defesa Civil da Região Metropolitana do município, nesta segunda-feira (04/12), no auditório da Defensoria Pública do Ceará. Participaram 19 representantes das coordenadorias municipais do estado, que debateram sobre os impactos e sobre o trabalho de ações coordenadas e estratégicas para enfrentar o cenário de mudanças climáticas cada vez mais evidente.

Foram tratados assuntos como: Mapeamento e Monitoramento de Áreas de Risco; Abastecimento Emergencial de Água Potável para a população de baixa renda; Plano de Contingência e discussões acerca dos desafios que as coordenadorias encontram na implementação da Defesa Civil no interior do Estado.

“A troca de conhecimentos e a colaboração entre diferentes atores possibilita a formulação de planos de ação mais eficazes, bem como a destinação eficiente de recursos na identificação de áreas que necessitam de intervenção prioritária”, comentou Rinaldo Nogueira, coordenador da Defesa Civil de Sobral.

A Defesa Civil de Sobral tem atuado de forma integrada com outros órgãos do município, elaborando anualmente o planejamento estratégico com ações conjuntas, envolvendo todos os atores responsáveis pela proteção e defesa civil da população.

Wagner Lopes, representante da Defesa Civil de Itaitinga, comentou sobre a importância de encontros como esse. “Essa integração hoje aqui, com representantes de outros municípios, só reforça nosso compromisso para ampliar o conhecimento sobre o trabalho da Defesa Civil no nosso país”, comentou.