A Prefeitura de Sobral, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) da Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec), realizará a abertura da Semana Nacional do Trânsito na próxima quarta-feira (18/09). O evento acontecerá a partir das 14 horas, no Theatro São João, com a apresentação da peça “Chapeuzinho no Vermelho e o Lobo Infrator”, da Companhia Comédia Cearense, em parceria com o Detran CE. A apresentação será realizada para crianças de escolas parceiras do projeto CMT nas Escolas, realizado pela Gerência de Educação de Trânsito.

Até o dia 25 de setembro, serão realizadas blitz educativas, palestras, apresentações teatrais, apresentação lúdicas, intervenções educativas e encontros sobre segurança viária. A Semana Nacional do Trânsito, que em 2019 traz como tema “No trânsito, o sentido é a vida”, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e tem como objetivo “trabalhar a consciência social sobre a valorização da vida no trânsito”, explica a gerente de Educação no Trânsito do município, Erika Arruda.

A CMT possui uma agenda permanente de atividades de educação no trânsito, com blitz educativas, palestras e rodas de conversas, além do projeto “CMT nas Escolas e Bairros”. Os interessados em agendar atividades relacionadas ao tema podem entrar em contato pelo telefone (88) 3614-8815.



A convite da direção do Abrigo Sagrado Coração de Jesus (ASCJ), a Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) participou pelo segundo ano consecutivo de uma apresentação alusiva às comemorações da Independência do Brasil. Realizado na sexta-feira (06/09), o momento contou com a Banda Municipal de Sobral e teve como objetivo fortalecer os laços sociais dos idosos residentes.
 
A comandante da GCMS, Simone Machado, destaca a importância da participação da guarda em eventos que possam proporcionar momentos de interação e bem-estar emocional. “Esses momentos contribuem também para a construção de uma guarda cada vez mais humana, com fortes vínculos sociais e voltada para o bem-estar social da população”, pontuou Simone.
 
Segundo a diretora do Abrigo, Maria Eliane de Oliveira, esse tipo de ação contribui com a socialização do idoso e comove todos os envolvidos. “É um momento de resgate cultural da nossa pátria que muitos deles vivenciaram na juventude e fase adulta. Após a apresentação, os idosos compararam como eram os desfiles e regataram memórias. Além do mais, eles se sentem valorizados com a aproximação tanto da Guarda Municipal, como da Escola de Música, que estiveram aqui especialmente para eles”, disse.


No último sábado (31/08), oito karatecas sobralenses conquistaram medalhas na VI Copa Viçosa de Karatê, organizada pela Federação Cearense de Karatê e de caráter classificatório para a Copa Cearense. Eles fazem parte da Associação de Karatê Art Defesa (Askad) e são parceiros do projeto Ocupa Sesec, da Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec), que oferece aulas gratuitas de karatê, capoeira, futebol, ritmos e ginástica, em parceria com organizações sem fins lucrativos.

Foram conquistadas cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze: Charles Filho, medalha de ouro na categoria Cadete 12 a 16 anos; Wagner de Sousa, medalha de ouro na categoria Master 32 a 35 anos; Edivan Mourão, medalha de ouro na categoria Sênior de 18 a 25 anos; Ana Júlia, medalha de ouro nas categorias Tira Fita e Kata; Gustavo Nobre, medalha de prata na categoria Cadete de 12 a 14 anos; Nívea Cassimiro, medalha de prata na categoria Tira Fita; Gabriel Gomes, medalha de bronze na categoria Cadete 14 a 16 anos; e Andrey Nascimento, medalha de bronze na categoria Tira Fita.
 
O coordenador de Cidadania, Rosaldo Freire, parabenizou os atletas por meio do professor e também atleta Wagner Sousa, além de agradecer pela parceria da Askad com a Secretaria da Segurança e Cidadania. “É muito gratificante fazer parte de uma parceria com a Askad, que atua em Sobral desde o ano 2000, treinando crianças, jovens e adultos de maneira gratuita em todo o município”, disse, explicando ainda que o Ocupa Sesec tem como objetivo integrar a comunidade com a Secretaria, por meio de parcerias que atendam aos mais diversos públicos, de modo a fortalecer e ampliar vínculos, principalmente, com a população dos bairros Sinhá Sabóia e Cohab II e II.

Buscando a constante melhoria na segurança viária e fluxo de veículos no município, a Coordenadoria Municipal de Trânsito, por meio da Gerência de Sinalização, atua diariamente na revitalização e aprimoramento da sinalização viária de Sobral. As equipes de sinalização trabalham em turnos diferenciados, inclusive noturno, a fim de que a interferência no tráfego diário seja mínima.

De acordo com o gerente de Sinalização, Francinet Rocha, o serviço de manutenção permanente inclui não apenas a renovação de pinturas e placas, mas também estudos da CMT para melhorias. “Sobral é uma cidade em constante desenvolvimento. Então é necessário que tenhamos vistorias permanentes a fim de garantir a segurança viária de motoristas e pedestres”, esclareceu o gerente.

Ele explica ainda a importância da manutenção desse serviço: “A sinalização viária é o meio de comunicação utilizado entre a via e seus usuários e, como toda comunicação, deve ser clara e de simples compreensão. Uma sinalização de trânsito funcional junto com um condutor consciente de seus deveres contribui para a melhoria no tempo de deslocamento e, principalmente, para a redução de acidentes”.

A CMT vem utilizando, desde de dezembro de 2018, o equipamento de demarcação viária ITH -2/100. “Além de otimizar o serviço de sinalização, também propicia maior celeridade e qualidade. O equipamento é extremamente vantajoso para a execução do serviço, pois a demarcação é feita cinco vezes mais rápida e com mais qualidade, além de garantir uma maior durabilidade da pintura, pois a tinta é aplicada sob pressão. É mais seguro e cômodo para o operador”, ressaltou Francinet Rocha.

A Guarda Civil Municipal de Sobral participou, de 25 a 31 de agosto, da Capacitação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e de Queima Controlada, realizada pela equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do IBAMA, sob coordenação do técnico Kurtis François Bastos.

A capacitação foi a etapa final para a formação da Brigada de Combate a Incêndio Florestal e contou com 40 horas de aulas teóricas e práticas sobre “Manejo integrado do fogo”, “Combate a incêndios florestais”, “Desmobilização”, “Queima” e “Controle de queima”.

A brigada é formada por um grupo capacitado para atuar numa área, previamente estabelecida, na prevenção e combate a um princípio de incêndio, além de estar também apto para prestar primeiros socorros.