A Guarda Civil Municipal de Sobral atuou de forma intensiva no período carnavalesco sobralense, desempenhando um papel de extrema relevância na tranquilidade do sobralense tanto na sede quanto nos distritos.

Além do efetivo diário, trabalharam também aproximadamente 100 guardas em regime extraordinário, dando apoio a segurança da população em parceria com outras forças de segurança, além de realizar a proteção do patrimônio público; fiscalização das posturas municipais com foco em poluição sonora; e fiscalização e orientação de trânsito.

O secretário da Segurança e Cidadania, Erlânio Matoso parabenizou a atuação da GCMS, destacando a dedicação dos servidores. "Com uma postura exemplar e dedicação a população sobralense, a Guarda Municipal proporcionou um período momino de diversão e paz para o sobralense".

 

Na manhã desta terça-feira (04/02), o prefeito Ivo Gomes deu posse aos 39 novos integrantes da Guarda Civil Municipal de Sobral, aprovados em concurso público. Com o aumento do efetivo, as atividades da Guarda serão estendidas também aos distritos. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções e reuniu ainda familiares dos novos guardas e secretários municipais.

"O aumento de efetivo vai viabilizar cumprir o compromisso que a gente tem em estender a presença da Guarda nos distritos. É uma forma da gente diminuir a violência no trânsito, eles [guardas] vão incentivar o uso do capacete, auxiliar nos casos de circulação de veículos furtados ou roubados, inibir a direção sob o uso de álcool ou sem habilitação. São coisas que causam problemas não só para quem estar dirigindo, mas para a população como um todo e para o sistema público de saúde, que já não aguenta tantos casos nas emergências dos hospitais”, disse o prefeito.

“Esse momento é único para mim. É muito gratificante estar vestindo essa farda hoje. Comecei na Guarda Mirim e, graças a Deus, estou aqui hoje. Essa foi a minha primeira tentativa para entrar na Guarda Municipal”, declarou Dara Santos, uma das profissionais a tomar posse.

Já Rafael Silva, também novo guarda, falou sobre a ansiedade para o início das atividades. “É uma grande satisfação fazer parte da Guarda Civil Municipal de Sobral. Esperamos muito por essa oportunidade e agora vamos servir à população de Sobral da melhor forma possível”, afirmou.



A convite da direção do Abrigo Sagrado Coração de Jesus (ASCJ), a Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) participou pelo segundo ano consecutivo de uma apresentação alusiva às comemorações da Independência do Brasil. Realizado na sexta-feira (06/09), o momento contou com a Banda Municipal de Sobral e teve como objetivo fortalecer os laços sociais dos idosos residentes.
 
A comandante da GCMS, Simone Machado, destaca a importância da participação da guarda em eventos que possam proporcionar momentos de interação e bem-estar emocional. “Esses momentos contribuem também para a construção de uma guarda cada vez mais humana, com fortes vínculos sociais e voltada para o bem-estar social da população”, pontuou Simone.
 
Segundo a diretora do Abrigo, Maria Eliane de Oliveira, esse tipo de ação contribui com a socialização do idoso e comove todos os envolvidos. “É um momento de resgate cultural da nossa pátria que muitos deles vivenciaram na juventude e fase adulta. Após a apresentação, os idosos compararam como eram os desfiles e regataram memórias. Além do mais, eles se sentem valorizados com a aproximação tanto da Guarda Municipal, como da Escola de Música, que estiveram aqui especialmente para eles”, disse.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) da Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec), realizará a abertura da Semana Nacional do Trânsito na próxima quarta-feira (18/09). O evento acontecerá a partir das 14 horas, no Theatro São João, com a apresentação da peça “Chapeuzinho no Vermelho e o Lobo Infrator”, da Companhia Comédia Cearense, em parceria com o Detran CE. A apresentação será realizada para crianças de escolas parceiras do projeto CMT nas Escolas, realizado pela Gerência de Educação de Trânsito.

Até o dia 25 de setembro, serão realizadas blitz educativas, palestras, apresentações teatrais, apresentação lúdicas, intervenções educativas e encontros sobre segurança viária. A Semana Nacional do Trânsito, que em 2019 traz como tema “No trânsito, o sentido é a vida”, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e tem como objetivo “trabalhar a consciência social sobre a valorização da vida no trânsito”, explica a gerente de Educação no Trânsito do município, Erika Arruda.

A CMT possui uma agenda permanente de atividades de educação no trânsito, com blitz educativas, palestras e rodas de conversas, além do projeto “CMT nas Escolas e Bairros”. Os interessados em agendar atividades relacionadas ao tema podem entrar em contato pelo telefone (88) 3614-8815.

Buscando a constante melhoria na segurança viária e fluxo de veículos no município, a Coordenadoria Municipal de Trânsito, por meio da Gerência de Sinalização, atua diariamente na revitalização e aprimoramento da sinalização viária de Sobral. As equipes de sinalização trabalham em turnos diferenciados, inclusive noturno, a fim de que a interferência no tráfego diário seja mínima.

De acordo com o gerente de Sinalização, Francinet Rocha, o serviço de manutenção permanente inclui não apenas a renovação de pinturas e placas, mas também estudos da CMT para melhorias. “Sobral é uma cidade em constante desenvolvimento. Então é necessário que tenhamos vistorias permanentes a fim de garantir a segurança viária de motoristas e pedestres”, esclareceu o gerente.

Ele explica ainda a importância da manutenção desse serviço: “A sinalização viária é o meio de comunicação utilizado entre a via e seus usuários e, como toda comunicação, deve ser clara e de simples compreensão. Uma sinalização de trânsito funcional junto com um condutor consciente de seus deveres contribui para a melhoria no tempo de deslocamento e, principalmente, para a redução de acidentes”.

A CMT vem utilizando, desde de dezembro de 2018, o equipamento de demarcação viária ITH -2/100. “Além de otimizar o serviço de sinalização, também propicia maior celeridade e qualidade. O equipamento é extremamente vantajoso para a execução do serviço, pois a demarcação é feita cinco vezes mais rápida e com mais qualidade, além de garantir uma maior durabilidade da pintura, pois a tinta é aplicada sob pressão. É mais seguro e cômodo para o operador”, ressaltou Francinet Rocha.