A efetiva atuação da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) durante a agenda cultural do município nos últimos dias garantiu a sensação de segurança, tranquilidade e organização para os participantes. O planejamento e intensa presença da GCMS contribuíram para a inexistência de registros de ocorrências graves, segundo os dados de ocorrência fornecidos pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

A GCMS atuou no São João de Sobral (27 a 29 de Junho); na Exponorte 2019 (29 de junho a 6 de julho); nas inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) e da nova sede da Defensoria Pública do Ceará em Sobral, e ainda na Virada Cultural (4 de julho); e na III Meia Maratona de Sobral (6 de Julho). As ações não significaram prejuízo ao serviço ofertado diariamente a população.

De acordo com a comandante da GCMS, Simone Machado, houve uma média de cinquenta guardas envolvidos diariamente nos eventos. “Nosso trabalho é realizado antes do início dos eventos, com o isolamento das ruas. Durante os eventos, contamos com patrulhas internas, controle de acesso, patrulhas aos arredores e isolamento e controle de trânsito. Além disso, acompanhamos todo o encerramento, tanto no trânsito, quanto no tangente a todo o resto, a fim de garantir um encerramento calmo”, explicou a inspetora Simone