Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Visando descentralizar serviços de documentação e acesso à informação, a Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) promoveu, no último sábado (23/09), mais uma edição dos projetos Cidadania na Base e Mediação em Ação, no distrito de Rafael Arruda. A ação contou com parcerias da Defensoria Pública, de Núcleos de Mediação e dos articuladores da comunidade.

Mais de 200 pessoas foram atendidas, sendo 133 com demandas relacionadas à documentação e 24 com a Defensoria Pública e Núcleos de Mediação; foram emitidos 23 títulos eleitorais, 12 CPFs, 16 Carteiras de Trabalho Digital, dentre outros. Além disso, contaram com serviços de corte de cabelo, em parceria com o Projeto Anjos do Bem.

Para aqueles que precisaram emitir o Registro Geral (RG), foi realizado o agendamento para 35 pessoas no Vapt-Vupt, equipamento responsável pela emissão do documento no município. “Para emitir o RG é necessário um sistema próprio e que só possível fazer hoje no Vapt-vupt, mas fizemos o agendamento e depois a Secretaria do Trânsito e Transportes fornece um veículo para que a população consiga se deslocar para a sede e realizar a emissão do documento”, explicou o coordenador da Cidadania, Ricardo Felipe.

Há 30 anos, Joaquim Gomes, 58 anos, não tinha a formalização do divórcio. Foi então que procurou o serviço de mediação de conflito, realizado por meio do Projeto Mediação em Ação, com apoio dos núcleos Laços de Família e Núcleo de Soluções Extrajudiciais de Conflitos (Nusol). “Fiquei feliz em poder resolver essa minha questão, fazia tanto tempo. Consegui sem burocracia e o que é melhor, sem precisar me deslocar para a cidade”, disse.

Os projetos Cidadania na Base e Mediação em Ação têm periodicidade mensal e são realizados nos distritos de Sobral, fortalecendo a descentralização de serviços e promovendo informações sobre direitos, documentação e mediação de conflitos.

Assessoria de Comunicação Sesec
Jornalista responsável: Gisélia Silveira

Facebook