Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Em operação conjunta com as forças de segurança, a Polícia Civil apreendeu 145 quilos de fios de cobre e realizou nove prisões em Sobral, na manhã desta quinta-feira (03/02). A "Operação Lumen" teve como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido no furto de fios da rede pública de iluminação.

As investigações tiveram início após o aumento do número de crimes dessa natureza. A secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, ressaltou a necessidade do trabalho em conjunto para essa ação. "Tivemos cerca de 27 profissionais da Guarda empenhados no auxílio para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão desses materiais, bem como garantindo o isolamento das ruas e segurança dos servidores municipais que ali estavam envolvidos", destacou.

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Sobral aplicaram multas e realizaram sete interdições por falta de licenciamento e por risco de contaminação de arboviroses (dengue, zika e chikungunia).

No total, foram vistoriados cerca de sete sucatas da região. Além da localização de 145 quilos de fios furtados, foram realizadas prisões em flagrante de cinco homens pelos crimes de receptação, furto e organização criminosa. Foram cumpridos ainda quatro mandados de prisão preventiva pelos mesmos crimes, contra alvos, que são proprietários das sucatas e pessoas ligadas aos furtos. No total, nove pessoas foram presas.

Diante dos fatos, todos foram levados para a Delegacia Regional. Na unidade, as decisões judiciais foram cumpridas, bem como as cinco pessoas presas em flagrante. O trabalho investigativo continuará pela região, a fim de localizar outros receptadores e envolvidos nos furtos dos fios em Sobral.

A ação contou com a integração da Polícia Civil; Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Guarda Civil Municipal; Secretaria da Conservação e Serviços Públicos; Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma); da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA); Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran), por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT); e da Enel.

Facebook