Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Alunos do Projeto Jovem Guarda iniciaram, na quinta-feira (06/10), a campanha das eleições para o Conselho Jovem Guarda, com acompanhamento dos professores e do Núcleo do Projeto. Serão escolhidos dois representantes para cada turma. No total são quatro salas, duas em cada período (manhã e tarde). As quatro vagas estão sendo disputadas por cinco chapas. Os jovens foram incentivados a apresentarem suas ideias para os servidores da Secretaria da Segurança Cidadã.

A iniciativa busca fortalecer o protagonismo juvenil e ampliar a participação de estudantes nas decisões que envolvam ações ligadas diretamente em atividades do Projeto Jovem Guarda, buscando contribuir para a formação de lideranças que possam atuar de maneira crítica e propositiva.

De acordo com a coordenadora da Cidadania, Yslaia Vasconcelos, o Conselho Jovem Guarda é um exemplo de exercício da cidadania. Nesse lugar, os jovens tornam-se atores de possibilidades de intervenções comunitárias e de gestão, assim como podem despertar várias outras representações para seus territórios e cidade. "São nesses espaços que representantes da juventude organizada podem debater sobre os projetos e as necessidades comuns do segmento e inseri-los na agenda do poder executivo", concluiu Yslaia Vasconcelos.

Dentre as propostas, os estudantes apresentaram ideias destinadas ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio de atividades artísticas, como arte, esporte e lazer. Também foram destacadas propostas para fortalecer parcerias e preparação para o mercado de trabalho.

Com 110 alunos, o Projeto Jovem Guarda é voltado para jovens entre 14 e 19 anos, em condição de vulnerabilidade social, econômica, familiar e territorial, bem como os que estão em cumprimento de medidas socioeducativas ou os adolescentes que tenham cumprido medidas socioeducativas.

Facebook