Visando aprimorar o desenvolvimento dos jovens, a Secretaria da Segurança Cidadã retomou as atividades do Projeto Jovem Guarda no dia 7 de fevereiro. O projeto oferece atividades com foco no protagonismo juvenil para jovens de 14 a 19 anos, que passam por formações abordando a mediação de conflitos, práticas restaurativas, entre outras.
Além de atividades esportivas e artísticas, os jovens participam de formações em quatro eixos: desenvolvimento pessoal, jovem mediador, jovens e seu território e linguagem jovem. No módulo jovem mediador são abordadas temáticas como, gestão de conflitos e práticas restaurativas. Os facilitadores utilizam ferramentas como a comunicação não-violenta e desenvolvem ações pedagógicas que estimulam a prevenção da violência e da escalada de conflitos.
A coordenadora de Diagnóstico e Cultura de Paz, Emmanuela Cipriano, explica que as formações se baseiam no acolhimento, na promoção da escuta, na realização de práticas restaurativas e no fomento de atividades de cultura de paz e pedagógicas, por meio de metodologias colaborativas. “O módulo propõe a realização de momentos teóricos, mas, sobretudo, a realização de momentos práticos com oficinas, gincanas e jogos de cunho colaborativo, com o intuito de aproximar os adolescentes/jovens das temáticas explanadas”, pontuou.
O projeto faz parte do Programa #OcupaJuventude que promove diversas oportunidades à juventude sobralense em diferentes áreas. Mais de 600 jovens já foram beneficiados pelo projeto, que oferece atividades teóricas e práticas, permeando temas como mercado de trabalho, ética, arte, práticas de esporte, dentre outras.