A Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, desenvolveu, durante o mês de março e abril, atividades com jovens do Projeto Virando o Jogo, que possuem entre 15 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades educativas, culturais, esportivas e profissionalizantes.

“O objetivo foi destacar a importância do diálogo, do respeito às diferenças e às necessidades em um ambiente coletivo como a sala de aula e sociedade. Através de dinâmicas, foram estimuladas reflexões sobre o impacto da ação de cada um na vida do outro nos momentos de aula e de convivência em ambientes comunitários”, explicou a gerente de Mediação e Justiça Restaurativa, Thais Amorim.

Outra metodologia utilizada com os jovens e profissionais foi a realização dos Círculos de Construção de Paz, que visa promover o diálogo, a escuta empática e a resolução de conflitos em diferentes contextos. Eles se baseiam em princípios como respeito, cooperação, responsabilidade e inclusão, e podem ser aplicados tanto em situações preventivas quanto restaurativas.

Para a psicóloga que acompanha os jovens do Projeto, Juliana Nascimento, as atividades foram complementares ao processo de desenvolvimento social particular e coletivo que vem sendo trabalhado no projeto. “A cooperação de trabalho entre as equipes é um começo de articulações em que se estima continuidade na edição vigente e expansão para próximas etapas. Nossos sinceros agradecimentos pela disponibilidade na formação desse movimento contracorrente em favor das vidas“, comentou.

De acordo com a gerente de Justiça Restaurativa, a temática trabalhada com os alunos foram os desafios vivenciados no projeto virando o jogo, com ênfase nos sentimentos que surgem a partir desses desafios, bem como nas necessidades que os originam.

“A partir das reflexões, os alunos tiveram a oportunidade de destacar atitudes empáticas que poderiam ter com o colega de sala diante desses desafios, bem como indicar o que precisavam dos colegas nesses momentos”, finalizou.

Assessoria da Segurança Cidadã

Gisélia Silveira