A Defesa Civil de Sobral acompanhou a instalação do sismógrafo, aparelho que detecta as oscilações na terra, desde pequenos abalos até os maiores, na última sexta-feira (03/12), na região do distrito de Jordão, pelo Mestre em Geofísica, Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o técnico Neylton Silva, da Defesa Civil de João Câmara (RN).
O ponto de instalação foi escolhido a partir de critérios técnicos, considerando um melhor posicionamento geográfico e as condições básicas de segurança. O coordenador da Defesa Civil de Sobral, Rinaldo Nogueira, comenta que o aparelho já está operando e com envio de dados para o laboratório. “O objetivo é obter uma melhor posição estratégica para registro de sismos na região. A mudança vai viabilizar o acesso aos dados em tempo real para o laboratório”, comentou.
ABALOS SÍSMICOS
Nesta terça-feira (07/11), foi registrado um tremor de terra de magnitude 2.7, na região de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. O abalo foi identificado pela nova Estação Sismológica instalada no distrito de Jordão.
Sobral sofre com tremores desde 1903, mas o distrito de Jordão só passou a constar como epicentro de abalos sísmicos no início do século XXI, quando ocorreram os abalos de 2008. Em agosto de 2021, o município também registrou um terremoto de 1.5 de magnitude.