A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) iniciou, nas primeiras horas desta quinta-feira (09/09), a primeira etapa da Operação Domus, na cidade de Sobral. A ação ocorreu no bairro Nova Caiçara. O principal objetivo da Operação Domus é a promover a aproximação das forças de segurança com a população dos conjuntos habitacionais, bem como identificar quem são os ocupantes de cada residência, de modo a combater os deslocamentos forçados das pessoas vulneráveis que moram na região.
Além disso, durante a operação é possível detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia elétrica, pessoas com mandado de prisão em aberto circulando nas ruas, entre outras situações. A atuação também visa reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.
A secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite, acredita que essa é uma operação de aproximação com as famílias. “O município entra como apoio, por meio da Guarda Municipal, com blitz no entorno, remoção de pichações, dentre outras ações de apoio. Esse é um momento para trazer mais segurança para as famílias que vivem no bairro Nova Caiçara”, explicou.
No primeiro dia, a força-tarefa realizou abordagens, apreensões e uma prisão. O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) abordou 25 pessoas e 22 veículos, sendo que duas motocicletas foram recolhidas. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Sobral, em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), removeu cinco veículos por irregularidades.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) fiscalizou a situação de 16 apenados que vivem no residencial, sendo que uma irregularidade foi detectada. A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), conduziu um homem até a Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará. Ele foi abordado em uma van, com uma quantidade de maconha.
Uma ação de limpeza de muros também foi realizada na ofensiva. Ao longo do dia, 53 pichações relacionadas a grupos criminosos foram apagadas no condomínio. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que também participou das diligências, constatou irregularidades como obstrução de saídas e ausência de extintores.
Operação Domus
Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus é força-tarefa e conta com a participação de 16 órgãos entre estaduais e municipais, que atuam de maneira integrada. Os trabalhos são conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.
Essa já é a décima primeira edição no estado do Ceará. A Operação Domus acontece em Fortaleza e em outros municípios.