A Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) atua na linha de frente do combate ao coronavírus no município. Em ações combinadas com outros órgãos e secretarias municipais, a GCMS realiza blitze de orientação, educação, higienização e fiscalização. Além dessas ações, ela atua ainda na orientação e organização da área bancária e da área central da sede; na proteção patrimonial; na realização de rondas e barreiras nas entradas da sede e de alguns distritos, a fim de orientar condutores e controlar o tráfego, garantido o cumprimento das medidas estabelecidas pelo Decreto Emergencial.

De acordo com a comandante Simone Machado, além da sede, a GCMS está presente em todos os distritos, por meio de rondas, nas quais os agentes são orientados a realizar obordagens educativas. “Nossa abordagem inicial sempre tem como objetivo a educação e a orientação da população, mesmo quando em fiscalização. Nesse momento, precisamos que as pessoas entendam que todos precisamos fazer a nossa parte e ficar em casa sempre que possível”.

“Nas entradas e saídas do município e de alguns distritos, como Jaibaras, possuímos barreiras fixas, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), onde os agentes conversam com os condutores que precisam entrar na cidade. Se o motorista não estiver se deslocando por um motivo essencial, ele é convidado a retornar ao local de origem”, detalhou. “No momento da abordagem, os colaboradores da SESEP realizam a higienização dos veículos”.

A comandante explica que a Guarda Municipal está agindo em diversas frentes, principalmente em parcerias com outras secretarias. “Visitamos estabelecimentos com agentes da AMA e SEUMA, realizamos rondas com a SEDHAS, apoiamos ações pontuais e fixas. Continuamos com nossas rondas de proteção patrimonial e orientação de trânsito. Temos atuado de maneira intensa buscando sempre o melhor para a população sobralense”, finalizou Simone.