As secretárias da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira, e o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos do Calisto, estiveram reunidos, na quarta-feira (01/09), na Praça de Cuba, com objetivo de construir possibilidades de soluções conjuntas para o uso provisório e ordenamento urbano da área.
Os vendedores ambulantes concordaram em fazer um primeiro momento coletivo, para viabilizar a escuta recíproca e compreensão da necessidade de se estabelecer critérios no que se refere ao uso da praça. Um dos resultados mais produtivos do encontro foi estabelecer a proximidade entre a gestão municipal e os ambulantes.
“É necessário manter esse diálogo com os trabalhadores informais para conseguirmos compreender quais as políticas públicas necessárias para atendê-los e estabelecer alguns acordos quanto ao uso do espaço público, que é comum a todos”, comentou Emanuela Leite.
Os espaços públicos - que incluem desde ruas e calçadas em áreas residenciais, praça, parques, dentre outros - constituem direito de todos e patrimônio da cidade, por isso existem leis que regulam o uso e ocupação.