Na terça-feira (23/02), a Prefeitura de Sobral realizou um encontro com um grupo de catadores de materiais recicláveis para estimular a regularização dos profissionais, a fim de que eles possam desfrutar dos benefícios propostos pela Central de Resíduos Sólidos (CRT) da Região Metropolitana de Sobral. O momento foi conduzido pela secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, e pelo secretário do Serviços Públicos, Carlos do Calisto.
Gerida pelo Consórcio de Gestão Integrada entre os 18 municípios da Região Metropolitana de Sobral, A CTR se apresenta como uma solução viável para a destinação adequada dos resíduos, pondo fim aos antigos lixões. Além dos benefícios para o meio ambiente, o equipamento também trará benefícios importantes para os catadores, uma vez que viabiliza uma estrutura de trabalho mais humanizada e saudável para esses trabalhadores
Apesar da resistência inicial dos profissionais, eles foram convencidos pela proposta à medida em que foram conhecendo melhor a finalidade da CTR, como explica a secretária Emanuela Leite.
“Ao saber da notícia do fim do lixão (aterro), eles demonstraram certa resistência, mas através da escuta recíproca e negociação, conseguimos conscientizá-los sobre a importância socioambiental dessas novas providências e das centrais de tratamento. Esses catadores ainda atuavam de forma irregular no lixão e com esse cadastramento, eles poderão trabalhar em galpões, em estrutura equipada pelo município, com materiais mais limpos e menos expostos ao sol e à insalubridade”, explica a secretária.
Para participar do novo momento trazido pela CTR, os catadores precisam estar cadastrados junto a uma associação que represente a categoria. O registro também garantirá aos profissionais acesso ao Programa Auxílio Catador, do governo do Estado do Ceará, que oferece uma remuneração, com valor correspondente a um quarto do salário mínimo vigente.
O encontro também serviu para identificar outras demandas dos catadores, como a emissão de alguns documentos. "Através da célula de Inserção Social da Sesec, pudemos facilitar a emissão de alguns desses documentos, como o RG", explica Emanuela Leite