A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, e em parceria com o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública de Sobral (Nusol), lançou, na terça-feira (19/04), o Projeto Mediação em Ação. A ação (Re) criando Possibilidades com a Mediação tem como objetivo levar informações sobre a mediação de conflitos e sobre os núcleos de Mediação de Sobral. O primeiro encontro ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Helena Cela, no bairro Nova Caiçara.

Na ocasião, foram repassadas informações sobre mediação familiar em casos de divórcio, pensão alimentícia, dentre outros. Também houve a promoção do acesso à justiça, com ênfase na autonomia e no protagonismo das pessoas com relação à possibilidade de transformação positiva dos conflitos do cotidiano.

"O projeto e suas ações buscam promover a transformação de conflitos por meio do diálogo, de maneira responsável e cooperativa, entendendo que conflitos são inerentes à natureza humana e diante disso, devem ser observados sob a ótica de que podem ser instrumentos de desenvolvimento pessoal", explicou a gerente da Célula de Justiça Restaurativa, Thais Amorim.


A ação contou com a interação do grupamento Ronda Escolar, de modo a fortalecer a integração entre a Guarda Civil Municipal e a comunidade; da coordenadora de Diagnóstico e Cultura de Paz, Emmanuela Cipriano; da gerente da Célula de Estudo e Pesquisas, Bruna Lopes; e da pedagoga Naiara Araújo.

O PROJETO

O projeto, que será desenvolvido inicialmente no território I (Nova Caiçara, José Euclides e Vila União) tem como objetivo a aproximação entre a comunidade, a mediação de conflitos e a cultura de paz, de forma a demonstrar que o livre acesso à informações e a direitos, a participação democrática e o desenvolvimento social são possíveis, por intermédio de ações que promovam uma educação para a paz e a realização de diálogos intersetoriais.

A ação (Re) criando Possibilidades com a Mediação leva informações sobre como solucionar os conflitos pacificamente e estimular o diálogo, buscando uma solução satisfatória para as pessoas em conflito e possibilitando o exercício da tomada de decisão, o que fortalece as pessoas enquanto cidadãos. Nesse sentido, o projeto será desenvolvido em parceria com os Núcleos de Mediação existentes no município de Sobral em pontos estratégicos da comunidade e em equipamentos públicos da rede de Saúde, da Assistência Social e da Educação.

Facebook