Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Visando atuar na prevenção de conflitos, a Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), realizou, de 10 a 12 de julho, a formação para facilitador de círculos de construção de paz e justiça restaurativa.

Com carga horária de 50h/a, o curso foi ministrado pela professora Lillian Gondim, assistente técnica da Coordenação de Cultura de Paz da SPS, e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre representantes das instituições do Sistema Socioeducativo, núcleos de mediação comunitária, universidade, núcleo de prática jurídica, forças de segurança e articuladores comunitários.

Durante os três dias de formação, foram apresentados os elementos dos círculos de construção de paz, o papel e a responsabilidade do facilitador, além da realização de dinâmicas.

A formação é baseada no aprendizado acerca da justiça restaurativa e de métodos pacíficos de solução de conflitos, como os círculos de construção de paz, os quais são capazes de estimular reflexões e mudanças cotidiano da comunidade.

Para o sargento Flávio Cavalcante, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), esse foi um momento importante que irá enriquecer sua atuação pessoal e profissional. “Com esse curso podemos ser canal que permite a promoção da comunicação não-violenta, mediação de conflitos e, dessa forma, ter um atendimento mais cidadão com a população, valorizando a dignidade humana”, destacou.

De acordo Thais Amorim, gerente da Célula de Mediação e Justiça Restaurativa, essa metodologia é importante para a sociedade, pois contribui na prevenção de atos de violência, podendo ser aplicada em diversos locais, seja nas famílias, escolas e trabalho. “Essa é uma atividade que resulta na promoção da cultura de paz e da comunicação não-violenta, na construção de uma realidade norteada no fortalecimento de vínculos, de bons relacionamentos e das conexões humanas”, explicou.

Com o curso, a Sesec e SPS visam capacitar profissionais que atuam no município a contribuir para a construção da cultura de paz. Os módulos trabalhados foram: o que são círculos de construção de paz e os sete pressupostos; janelas da disciplina social; elementos, como funciona, tipos, fundamentos e planejamento do círculo; o que é justiça restaurativa e o papel do facilitador; o processo dos círculos nas escolas; e comunicação não-violenta.

Facebook