Dando continuidade às ações integradas entre as secretarias da Segurança Cidadã (Sesec) e da Educação (SME), foi realizada, na quinta-feira (13/05), uma roda de conversa com os diretores das escolas municipais para diálogo sobre projetos já existentes, entre outras demandas que envolvem as duas pastas.
O tema central foi "Cultura de Paz" e "Mediação de Conflitos", além do projeto Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal, com o intuito de fortalecer os vínculos.
A coordenadora de Diagnósticos e Cultura de Paz da Sesec, Emmanuela Cipriano, reforça que trabalhar ações colaborativas na escola estimula a convivência harmônica e a construção de um ambiente de escuta ativa e de diálogos construtivos. “Os saberes dos profissionais das duas secretarias têm potencial para a construção de um ambiente escolar apto a trabalhar cotidianamente a prevenção e a boa administração dos conflitos, o que tende a refletir positivamente tanto nas relações escolares quanto nas familiares e com a comunidade. É importante que as secretarias construam, juntas, ações em prol de um ambiente escolar cada vez mais comunicativo e que potencialize a participação para a tomada de decisões que alcancem benefícios mútuos”.
Esse foi o primeiro de três encontros com os diretores. A secretária da Sesec, Emanuela Leite, explica que a partir desses encontros serão construídas novas propostas de projetos integrados. "A escuta dos diretores das escolas municipais vai nos possibilitar entender os projetos de Cultura de Paz que estão em andamento e como podemos potencializar as ações e somar forças com a Guarda Municipal. Queremos cuidar de nossos jovens de maneira intersetorial e colaborativa".
GUARDA NAS ESCOLAS
A Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) possui um projeto de inserção da instituição nas escolas, o Ronda Escolar, que será ampliado e aprimorado.
Os agentes que atuam nesse projeto realizam atividades preventivas como palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas junto à escola e à família. Nas ações, eles abordam a prevenção ao bullying e ao uso de drogas ilícitas, mediação de conflitos, segurança no trânsito e noções de cidadania.