Com objetivo de atuar na prevenção de conflitos, 30 servidores públicos, dentre guardas municipais e servidores da Secretaria da Segurança Cidadã, participaram, de 22 a 24 de agosto, da Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. O curso foi intermediado pela Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz da Secretaria da Segurança Cidadã e ministrado por profissionais da Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Compaz) do Governo do Estado do Ceará.
Com carga horária de 50 horas, o curso é baseado no aprendizado acerca da justiça restaurativa e de métodos pacíficos de solução de conflitos, como os círculos de construção de paz, os quais são capazes de estimular reflexões e mudanças do cotidiano da comunidade.
Para o chefe do núcleo Ocupa Sesec, Thomaz Andrey, a formação foi importante, pois foi possível conhecer e perceber o outro melhor. “Pude perceber que as estratégias e técnicas adquiridas são de extrema importância e eficiência, uma vez que é trabalhado o diálogo e o autoconhecimento, ferramentas importantes para o desenvolvimento social do município”, destacou.
A gerente de Mediação e Justiça Restaurativa, Thais Amorim, reforça que essa é uma metodologia que promove encontros em formato circular, garantindo aos participantes um ambiente acolhedor, com o objetivo de fortalecer vínculos e a construção de novas formas de se relacionar com os outros e consigo, na perspectiva de redução dos conflitos.
Os módulos trabalhados foram: o que são círculos de construção de paz e os sete pressupostos; Janelas da disciplina social; Elementos do círculo, como funciona o círculo, tipos de círculos, fundamentos dos círculos e planejamento do círculo; O que é justiça restaurativa e o papel do facilitador; O processo dos círculos nas escolas; E Comunicação Não-Violenta.
Com o curso, a Secretaria da Segurança Cidadã e a Guarda Municipal visam capacitar seus servidores e também de outras políticas municipais, contribuindo assim para a construção da cultura de paz.