Além do patrulhamento realizado pelos guardas municipais, a equipe que atua na análise das imagens das câmeras age de forma integrada com outras forças de segurança, o que resultou, ao longo do mês de abril, na recuperação de veículos roubados, flagrante de homicídio, identificação do uso de entorpecentes por adolescentes, descarte irregular de resíduos sólidos, furto de canos e fios, porte ilegal de arma branca, cumprimento de mandado judicial, fiscalização de trânsito e prevenção de acidentes.
Destaque especial deve ser dado para a ação que favoreceu a identificação de veículo e consequente prisão dos suspeitos pelo roubo à loja de joias em um shopping de Sobral. "Ao tomar conhecimento da ocorrência, os guardas do videomonitoramento identificaram a passagem do veículo que foi usado no roubo à joalheria, fizeram o acompanhamento do percurso do automóvel até os limites de visualização possível, enquanto passavam as coordenadas para as Polícias Civil e Militar, que fizeram o acompanhamento dos suspeitos, logrando êxito na prisão em outro município”, destacou a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite.
Ao todo, são 69 câmeras instaladas no município, com perspectiva de implantação de mais outras 40 ainda em 2023, que são monitoradas pela Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) e policiais militares, em jornada de 24 horas. O operador, ao detectar uma ocorrência, aciona imediatamente uma viatura mais próxima ao local da ocorrência e logo registra as informações no sistema.
“Nosso trabalho consiste em trazer mais operacionalidade para fechar um ciclo que vai desde a identificação da ação delituosa, passando pelo acionamento das equipes na Ciops, bem como a chegada da viatura para abordagem”, explica o coordenador do setor de Videomonitoramento, subinspetor Max Müller.