Nesta sexta-feira (28/03), o Centro Humanizar, por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz da Secretaria de Segurança Cidadã (SESEC), proporcionou um momento de aprendizado e transformação para os agentes de segurança escolar da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. O objetivo foi capacitar esses profissionais para o manejo humanizado de crianças autistas, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
A psicóloga Isadora Ponte conduziu a capacitação com sensibilidade e empatia, compartilhando conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de esclarecer as particularidades do transtorno, ela ofereceu um momento prático, orientando os agentes sobre como agir de maneira cuidadosa e assertiva em situações de crise com crianças autistas. A formação contou com a participação ativa dos profissionais da Ronda Escolar (GCM), do Grupamento de Segurança Escolar (GSE/COPAC) e da Patrulha de Segurança Escolar (PMCE), que, ao final, saíram mais preparados para oferecer apoio e segurança com respeito e carinho para todas as crianças.
Este encontro representa um passo importante para uma educação mais inclusiva e uma sociedade que respeita e entende as necessidades de cada indivíduo.