Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Segurança Cidadã realizou, na manhã desta terça-feira (29/03), um café especial com as profissionais da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS). O encontro contou com música, poesia e um momento de diálogo entre as guardas, a comandante e a secretária da Segurança, em que foi possível ouvir demandas e planejar ações com as mulheres da GCMS.
Para a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, esse momento é a oportunidade de construir uma segurança cidadã participativa e inclusiva, sobretudo para seus membros: "Quero sair daqui com ideias e planos, inclusive, de nos integrarmos mais. Vocês (mulheres) marcam uma presença importante numa instituição que é predominante masculina. Olhar para todas nós aqui reunidas me remete à sororidade, força e que podemos ocupar múltiplos espaços. Que a presença de vocês simbolize que mais mulheres são bem-vindas aqui".
Simone Oliveira é a primeira mulher a comandar a corporação e compartilhou os desafios, mas também a inspiração para outras mulheres. "Eu me deparo com muitas mulheres que vêm me contar que queriam ter seguido a carreira de farda, mas que não foi possível e hoje elas se sentem representadas por nós que estamos aqui", finalizou.
Hoje a instituição conta com 20 guardas mulheres, de um total de 259 profissionais, que atuam em diversas frentes, como videomonitoramento, patrulhamento preventivo nos parques e praças, em prédios públicos e administrativos.