Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

As equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sobral e da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) realizaram, nesta segunda-feira (13/03), no bairro Renato Parente, vistorias em pontos que ficaram alagados após as últimas chuvas em um curto período de tempo.

O trabalho das equipes visa verificar a necessidade de intervenção nos locais afetados, bem como para a identificação e mapeamento das áreas de risco do município.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), foram registrados 25 milímetros de chuva no bairro Renato Parente. De acordo com o Gerente de Operações Preventivas da Defesa Civil, Fábio Soeiro, o trabalho consiste em mitigar os danos causados pelas chuvas durante a quadra invernosa, buscando evitar transtornos e prejuízos.

O mapeamento das áreas de risco de alagamento no município de Sobral faz parte de um conjunto de ações de planejamento urbano, conforme o Plano de Contingência Municipal, a fim de evitar enchentes e alagamentos em vias públicas e imóveis residenciais e comerciais.

“Esse trabalho em campo, juntamente com os registros coletados junto aos órgãos de meteorologia, vai servir como uma base de dados oficial sobre o contexto de alagamentos no município, que poderão servir para orientar tanto o trabalho da Defesa Civil quanto outras instituições quando necessário", explicou Fábio Soeiro.

Alagamento no bairro Padre Palhano

Também nesta segunda-feira (13/03), foi realizada uma visita em parceria com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), ao bairro Padre Palhano, que também registrou pontos de alagamentos devido às chuvas do último final de semana. No local de escoamento pluvial, foi identificado um grande acúmulo de lixo que impedia a passagem das águas das chuvas. Após o diagnóstico inicial do problema, técnicos da Seinfra realizaram a intervenção, desobstruindo a passagem e liberando o fluxo pluvial.

Facebook