A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

 

A equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil participou, nos dias 14 e 15 de dezembro, do Curso Básico de Inspeção em Barragem e Plano de Contingência no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, ministrado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC), em Itapipoca (CE).

Foram reforçadas as atribuições previstas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal Nº 12.608/2012) e apresentadas formas de como o município deve elaborar os Planos de Contingência para os açudes municipais, seguindo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal Nº 12.334/2012). Na ocasião, foi solicitado que a Defesa Civil Municipal apresentasse o Plano de Contingência para Quadra Invernosa de 2022, que serviu de modelo para elucidar o conteúdo teórico apresentado no curso.

"É de interesse do município que haja essa capacitação, bem como a troca de experiência com outros municípios que compartilham nossa realidade, juntamente com a Defesa Civil Estadual. É ideal, também, para que os procedimentos fiquem padronizados e em conformidade, mantendo a Defesa Civil Municipal atualizada sobre como agir no primeiro momento e da melhor forma”, relatou Rinaldo Nogueira, coordenador da Defesa Civil de Sobral.

O curso contou com a presença de técnicos, engenheiros, secretários e agentes de defesa civil dos municípios de Itapipoca; Amontada; Uruburetama; e Santana do Acaraú, e foi ministrado pelos Tenentes Araújo e Teixeira, da Defesa Civil Estadual, sendo finalizado com uma visita técnica ao Açude da Nação, localizado na sede do município de Itapipoca (CE).

Facebook