A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

 

A governadora Izolda Cela esteve em Sobral, nesta terça-feira (20/12), ocasião em que participou do evento "Cidade Viva" em comemoração aos cinco anos do Pacto por Um Ceará Pacífico no município. O evento foi realizado durante todo o dia, na Escola de Saúde da Família Visconde de Saboia (ESPVS).

Logo na abertura, o coordenador do Pacto no interior, Pádua Campos, apresentou as ações desenvolvidas em Sobral, durante os últimos cinco anos. Em seguida, em mesa que contou com a participação do governador eleito, Elmano de Freitas, da prefeita em exercício, Christianne Coelho, e da desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Nailde Pinheiro, a governadora apresentou o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), uma iniciativa lançada para fortalecer as ações realizadas. O PReVio conta com um investimento de US$ 65 milhões (cerca de R$ 345 milhões) e tem como objetivo qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, além de reduzir vulnerabilidades e violências para públicos específicos.

A prefeita em exercício, Christianne Coelho, agradeceu pelo empenho e investimento do Governo do Ceará. “Quero agradecer à governadora Izolda Cela, não só por essa política de prevenção à violência, mas também pelos investimentos em cultura, educação e tantos outros, porque esses também ajudam diretamente no combate à violência em Sobral”.

Já o governador eleito, Elmano de Freitas, prometeu ampliar investimentos na prevenção de violências e disse para Sobral "se preparar" para compartilhar suas experiências com outros municípios.

Rede Acolhe

Pela tarde, o evento teve ainda a apresentação da Rede Acolhe, pela defensora geral do estado, Elizabeth Chagas, e por defensores e pesquisadores ligados à Defensoria Geral e ao Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios. Na ocasião, a partir de pesquisa do grupo, foi apresentado um diagnóstico dos casos de crimes violentos letais intencionais no município.

Experiências municipais

Em momento posterior, a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, apresentou os projetos de intervenção urbana realizados pela gestão. As ações também levam em conta intervenções em áreas de vulnerabilidade, recuperação de áreas degradadas e requalificação de vazios urbanos ligados às situações de crimes.

Finalizando, a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, apresentou as ações desenvolvidas pela Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV), que realiza um trabalho com as juventudes periféricas visando prevenir situações de violência. A UGP-PV completa cinco anos de atuação, tendo sido uma estratégia municipal alinhada com os objetivos do Governo do Estado.

Também estiveram no evento a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro; a defensora geral do estado do Ceará, Elizabeth Chagas; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, que representou o titular da SSPDS, Sandro Caron; a assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia; secretários, servidores estaduais e municipais.

Facebook