Em comemoração ao aniversário da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS), a Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) realizou, na segunda-feira (05/07), dois momentos para homenagear os 24 anos da instituição.
Uma banda de música, composta por guardas, fez a animação do evento na sede, que contou com distribuição de brindes e a aplicação de vacinas contra Influenza ( H1N1) pela equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Sinhá Saboia, que possibilitou a imunização de diversos agentes e servidores do setor administrativo. "Fico bastante feliz com esse momento de celebrar os 24 anos da Guarda Municipal, são muitos os desafios, mas também muitas conquistas alcançadas até aqui. Sinto-me honrada em ser a comandante dessa instituição tão querida pelos sobralenses", disse Simone Oliveira, comandante da GCMS.
No período da noite, um evento on-line reuniu os agentes com as autoridades prefeito Ivo Gomes; vice-prefeita, Christianne Coelho; secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Eduardo Holanda; e também a secretária da Segurança Cidadã de Sobral (Sesec), Emanuela Leite, e a comandante da Guarda Civil Municipal de Sobral, Simone Oliveira. “Sabemos que a Guarda Civil Municipal de Sobral ocupa um importante lugar no cenário da segurança pública, e o mais essencial é termos uma Guarda que cuida e protege a população, e. sobretudo, assegura os seus direitos", destacou o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.
O momento contou um ciclo de palestras com temas relacionados à segurança cidadã, mediação de conflitos e cultura de paz. "Fico imensamente grata por estar celebrando esses 24 anos e fazer parte dessa história como secretária da segurança, e sei que iremos colher muitos frutos desses encontros", finalizou Emanuela Leite.
História
A Guarda Civil Municipal de Sobral foi criada pela Lei Municipal Nº 092, em 16 de janeiro de 1997, na gestão do prefeito Cid Gomes. No dia 4 de julho do mesmo ano, teve sua primeira turma formada, constituída por 48 componentes, sendo 45 guardas e três inspetores.
A instituição passou por diversas mudanças e oito concursos públicos, contando hoje com um efetivo de 260 componentes, sendo 20 mulheres e 240 homens.
A Guarda Civil Municipal de Sobral consolida seu papel na cidade, atuando em frentes especializadas, como trânsito, videomonitoramento, defesa civil, segurança institucional, dentre outras, por meio de estratégicas educativas, preventivas e ostensivas, desenvolvidas em escolas, parques, praças e prédios públicos.