Teve início, nesta segunda-feira (19/09), o Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS). Essa é a última etapa do concurso, que contou com mais de cinco mil inscritos para prova objetiva. Nessa fase, foram convocados 154 candidatos que concorrem a 100 vagas.

Ao dar as boas-vindas aos futuros guardas civis municipais, a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, lembrou que um dos focos da atuação da Guarda Municipal é voltada para a cultura de paz. "Além de combater a violência, nós temos trabalhado, aqui em Sobral, a nossa capacidade de ver a gestão de segurança também como protagonismos de ser construtores da paz, por isso temos pensados projetos voltados também nessa abordagem", destacou.

Com o tema "Ações Interinstitucionais para a Redução da Violência: A experiência do Município de Sobral", a aula inaugural contou com a participação do juiz de Direito Cavalcante Neto, que abordou a importância da integração entre forças de segurança e outras instituições.

Foram classificados 154 candidatos, respeitando as vagas reservadas aos candidatos com deficiência (PcD) para a participação no Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório. Esta fase do concurso terá a coordenação conjunta da Secretaria da Segurança Cidadã e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), banca examinadora do certame.

Estiveram também presentes Ramom Carvalho, secretário do Planejamento e Gestão; Simone Oliveira, comandante da Guarda Civil Municipal de Sobral; Jorge Trindade, inspetor e coordenador do Curso de Formação Profissional; Fábio Perdigão, presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece; Rômulo Sousa, delegado da Polícia Civil; e capitão Pessoa, representante da Polícia Militar. Também houve a participação, de forma online, do professor Hidelbrando dos Santos, reitor da Uece.

Assessoria da Secretaria da Segurança Cidadã
Jornalista responsável: Gisélia Silveira