Para promover o aperfeiçoamento dos profissionais da segurança em diferentes abordagens, a Secretaria da Segurança Cidadã, em parceria com a Secretaria da Saúde, promoveu, de 6 a 18 de maio, a formação em “Redução de Danos e Segurança Cidadã: um diálogo possível”. O curso aconteceu no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e teve como participantes agentes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

De acordo com a gerente de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Saúde, Claudine Aguiar, a Redução de Danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de substâncias psicoativas, no que se refere aos aspectos de saúde, social e as violações de direito desses sujeitos.

“A formação buscou discutir estratégias na atuação desses profissionais para promover a garantia de direitos para essas pessoas que são mais vulneráveis. Nosso objetivo é aproximar segurança pública e outras redes visando estabelecer um cuidado ao cidadão independente do uso de substâncias ou não”, explicou Claudine.

O curso contou com a participação do palestrante Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, dialogando sobre o tema “Qual a melhor abordagem para o guarda civil municipal na estratégia de redução de danos?” e de outros profissionais da área jurídica e da rede de saúde do município. Participaram da formação 41 agentes que atuam nas forças de segurança, entre guardas municipais e policiais militares.

O guarda Aloísio Brito comentou que a formação serviu para poder esclarecer melhor sobre a complexidade e diferenças das pessoas. “Precisamos buscar compreender o que passa com cada um, respeitando a diversidade de cultura, religião e também de suas vivências”, comentou.