Devido a atuação da Guarda Civil Municipal de Sobral, alguns costumes têm voltado ao cotidiano da população, como ir para uma praça conversar. O efetivo, que se encontra nos principais espaços públicos da cidade, proporciona uma sensação de segurança que tem agradado não só quem busca entretenimento, mas também empresários e moradores das proximidades.

Na Praça Doutor José Saboia, Zélia Araújo, balconista do Café da Coluna da Hora, elogia a presença da Guarda Municipal. “Temos mais tranquilidade na hora de trabalhar. Os clientes se sentem mais seguros na hora de manusear um celular ou um notebook nas mesas, na praça aqui fora”. Zélia destaca ainda o aumento do movimento na praça. “A gente consegue ver hoje pessoas que não são de Sobral batendo fotos, gravando vídeos. Coisas que não faziam antes por medo”, finalizou.

Para a universitária Agna Uchoa, a presença dos agentes foi uma das melhores iniciativas da atual gestão. “Sempre saio à noite com meus amigos para tocar violão e conversar. Com a presença dos guardas nos sentimos muito mais seguros. Além de tudo, sempre são muito educados e presentes”, disse.

Tupinambá Marques, radialista e humorista, que comumente passeia com seu cachorro de estimação pelas praças, afirma que os agentes já fazem parte do dia a dia da população. “Acho super importante esse trabalho junto à população, pois colabora bastante não apenas na questão da segurança, mas também no acolhimento e orientação. Vejo muitos guardas ajudando turistas, dando melhores informações sobre como proceder em diversas situações”, disse Tupinambá Marques.