Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave


A Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenação da Academia da Segurança Cidadã, realizou nesta segunda-feira (10/03), no auditório da Prefeitura de Sobral, a aula inaugural do Curso de Formação Complementar. O curso segue a Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais, atendendo às exigências da Polícia Federal para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

O evento contou com a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal de Sobral, Chico Júnior, que também é ex-guarda municipal. Em sua fala para os 116 guardas civis municipais pertencentes da 1ª à 6ª turma de formação, destacou a importância da corporação no zelo pela população, na proteção da estrutura pública municipal e no apoio ao desenvolvimento da cidade. Ele reforçou que o papel da guarda inclui tanto a fiscalização quanto a atuação ostensiva.

O comandante da Guarda Municipal, Edinaldo Castro, ressaltou que todas as mudanças implementadas visam padronizar e aprimorar os serviços prestados. "Todos os guardas serão capacitados para garantir um serviço cada vez mais eficiente à população de Sobral", afirmou.

A coordenadora da Academia da Segurança Cidadã, Inspetora Simone Machado, juntamente com o Inspetor Adriano, apresentou a metodologia do Curso de Disciplinas Complementares. O objetivo é nivelar a formação dos profissionais conforme a legislação vigente, especialmente no que diz respeito ao Sistema Nacional de Armas, aquisição, registro, posse e porte de armamento e munições.

Ao longo das próximas oito semanas, os agentes participarão de aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 492 horas, considerando a formação inicial. Somente após essa etapa, os profissionais estarão aptos a participar do Curso de Armamento e Tiro, com duração de 180 horas, requisito essencial para o porte de armamento institucional. Essa formação reforça o compromisso da Guarda Municipal com a qualificação contínua de seus agentes e com a segurança da população sobralense.

Facebook