A Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) tem trabalhado em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para garantir o cumprimento das medidas de isolamento social rígido estabelecidas no Decreto n° 2610. Dentre as ações conjuntas estão a atuação nas barreiras sanitárias nas principais entradas do município, fiscalizações nas vias, praças e parques e apoio no atendimento das denúncias recebidas através dos canais oficiais, em especial do 190.
De acordo com a comandante da GCMS, Simone Machado, o trabalho integrado já vem sendo realizado com ações diárias, anteriores ao decreto, e é fundamental para a celeridade dos procedimentos e ações. "Temos uma equipe fixa da Guarda dentro do Centro Integrado de Operações de Segurança [Ciops], que está em contato constante com outras forças de segurança. O trabalho integrado é constante, tanto na Ciops quanto em campo, com fiscalizações, patrulhas, nas barreiras de acesso ao município e em algumas de nossas bases móveis, que contam com apoio da Polícia Militar", destacou.
A importância dessa parceria é ressaltada pelo comandante em exercício do 3° Batalhão da Polícia Militar do Ceará, o tenente-coronel Adriano Cavalcante. “O comando do 3° Batalhão da Polícia Militar, situado na cidade de Sobral, enaltece a excelente parceria entre as forças de segurança que atuam diuturnamente no município, com ênfase nas ações conjuntas realizadas entre a Guarda Municipal de Sobral e nossos policiais militares por ocasião da Operação Lockdown. Iniciada no dia 8 de março, a operação tem como objetivo frear os avanços da pandemia do coronavírus em nosso município, bem como suas consequências nefastas para a saúde pública e integridade física dos sobralenses”.
O trabalho integrado permite uma troca de informações mais dinâmica e fortalece os laços entre as instituições, beneficiando, principalmente, a população. Além das ações ostensivas, o trabalho também engloba ações preventivas, que priorizam o diálogo, educação, conscientização e orientação preventiva, no sentido de evitar a potencialização dos conflitos sociais.