A Prefeitura de Sobral iniciou, nesta terça-feira (03/10), uma ação educativa nas residências do bairro Sinhá Saboia para orientar os moradores sobre o início da coleta seletiva porta a porta na região. Os bairros fazem parte do trecho que compõe a rota do projeto piloto que inaugura a nova modalidade de coleta seletiva que, até então, só funcionava em pontos de entrega voluntária.

De acordo com a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos da secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Cirliane Viana, a ação, que movimenta diversas secretarias e órgãos municipais, busca conscientizar a população para o descarte correto dos seus resíduos. "E agora com a separação do que é reciclável e do que é lixo comum. Estamos abordando, também, a questão social, onde mais de 86 famílias de catadores vivem por meio da coleta de materiais recicláveis", ressalta.

A dona de casa Maria Edicleuda dos Santos recebeu a equipe da Prefeitura durante a ação educativa e aprovou a nova modalidade de coleta. "É muito bom, pois a gente vê o pessoal descartando os recicláveis de maneira errada e o certo é a gente deixar o material separado. Hoje em dia eu já deixo separado o tipo de lixo e dou pra uma senhora que faz o trabalho de reciclagem aqui na rua, mas agora posso deixar aqui na porta para que o pessoal da coleta possa recolher".

A Coleta Seletiva porta a porta inicia na próxima semana, com a entrega de 20 triciclos elétricos pela Prefeitura de Sobral para catadores de materiais recicláveis. Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O projeto tem o envolvimento direto das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), além da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).