A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã, premiou, no ano de 2021, 131 agentes de segurança por apreensão de armas de fogo, acessórios e munições em situação irregular e conclusão de inquérito de crimes contra a vida com indiciamento e denunciado pelo Ministério Público.

Ao todo, foram apreendidas 130 armas de fogo, 930 munições e concluídos 10 inquéritos policiais com indiciamento dos acusados por crimes dolosos contra a vida. Foram pagos mais de R$ 63 mil oriundos do tesouro municipal.

Os valores variam conforme o calibre e qualificação da arma. Já para a resolução de inquéritos de crimes contra a vida, os prêmios serão para casos em que ocorram indiciamento e prova de remessa ao Poder Judiciário, bem como para os que o indiciado seja devidamente denunciado. Caso a apreensão seja feita por uma equipe, o valor será distribuído igualmente entre os membros da operação.

Conforme a Lei nº 1701/2017 e o Decreto nº 1982/2018, estão aptos a receber a bonificação: guardas civis municipais de Sobral, policiais civis e militares, policiais rodoviários federais, agentes de trânsito e agentes penitenciários, que estejam atuando dentro de suas competências legais no âmbito do município de Sobral.