A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), realizou, nesta terça-feira (25/07), a Aula Inaugural do Projeto Jovem Guarda. A ocasião contou com apresentações artísticas, participação do Slam das Cumadi, do grupo de capoeira e da banda de música formada por guardas municipais.

O chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, deu as boas vindas aos jovens e destacou que o projeto pode ser uma virada de chave na vida dos participantes. “Em uma sociedade que está tão envolvida em sua individualidade, esse projeto busca valores diferentes como empatia, solidariedade, amor e fraternidade. Serão mostrados outros valores de transformação de vida que pretendem colocar vocês como o centro e os responsáveis por essa mudança, para que possam ser o que vocês quiserem ser, realizando sonhos profissionais, pessoais e familiares”, enfatizou.

Participam do projeto 140 jovens, entre 14 e 19 anos, em condição de vulnerabilidade social, econômica, territorial e em cumprimento de medida socioeducativa ou pós-medida. Os alunos recebem bolsa no valor de R$ 300 e, além de material didático e uniforme, também é garantida a gratuidade no transporte público do município (Transol e VLT).

Também estiveram presentes no encontro a comandante da Guarda Civil Municipal de Sobral, Simone Machado, o coordenador da Cidadania, Ricardo Felipe, a coordenadora de Diagnóstico e Cultura de Paz, Emmanuela Cipriano, e Claudine Aguiar, gerente de políticas sobre drogas da Secretaria da Saúde.