Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Em 2023 a Luta pela Paz chegou ao maior conjunto habitacional do interior do estado do Ceará, o Nova Caiçara, com o projeto Nossa Caiçara, realizado em parceria com a Prefeitura de Sobral. Com objetivo de fortalecer as ações de promoção de direitos dos moradores e estender as políticas públicas para o território, o projeto desenvolve atividades em parceria com a população e referências locais, junto ao Comitê Comunitário.

Já foram realizadas diversas ações, como a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Políticas Públicas, composto também pelos parceiros do Centro de Saúde da Família Abdelmoumem Melo, CRAS Regina Justa, Unidade de Gerenciamento e Prevenção à Violência (UGP), Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer, Educação e Segurança Cidadã, que se reúnem mensalmente para dialogar, planejar e fortalecer ações em conjunto.

Também foi criado o GT do Quarteirão a partir da necessidade de aproximação e fortalecimento de vínculo com a comunidade para sua participação efetiva na ocupação do Centro de Convivência.

O Nossa Caiçara também apoiou e fortaleceu o grupo Agente Jovem Ambiental (AJA), projeto em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), que tem como objetivo primordial protagonizar novas ações de jovens relacionadas ao meio ambiente no território.

Já em parceria com a Faculdade Luciano Feijão, o projeto Nossa Caiçara iniciou, no segundo semestre, uma ação de extensão com o curso de psicologia para realizar ações no território residencial do Nova Caiçara. Para isso, foram realizados encontros semanais de sensibilização e planejamento com esses estudantes no território a partir de três eixos: infância, juventudes e cultura.

Em outubro rolou o treinamento Campeões na Vida, que formou 24 educadores esportivos do Nova Caiçara nessa metodologia inovadora da Luta pela Paz, que visa fortalecer o esporte no território como ferramenta de desenvolvimento pessoal e prevenção da violência.

Além disso, a Prefeitura reformou o Centro de Convivência da quadra 16, onde a Luta pela Paz vai ofertar diversas atividades para os moradores. Já estão à disposição da comunidade atividades esportivas como vôlei, basquete, futsal e futmesa, mistura de tênis de mesa, futebol e futevôlei, jogado em esquema individual ou em duplas.

Outra atividade realizada, promovida pela Secretaria da Cultura de Sobral e o Porto de Iracema Dragão do Mar, é a formação de dança para jovens talentos do território.  A Luta pela Paz mobilizou os jovens,  acompanhou a turma e realizou com eles oficinas de projeto de vida para incentivá-los a fortalecer seus planos e sonhos com a dança e estimular seu protagonismo.

Para registrar todas estas ações, foi criado também o GT de Comunicação, composto pela Luta pela Paz, pelo Comitê Comunitário Nova Caiçara, o coletivo Entre Olhos e a Escola Edgar Linhares, que juntos pensam e promovem outros olhares e narrativas sobre esse território, reconhecendo e ressaltando as suas potências.

 

Facebook