Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, realizou, nesta quinta-feira (29/09), a ação (Re) criando Possibilidades com a Mediação, na Praça Evangelina Saboya, no bairro Sinhá Saboia. O objetivo é levar informações sobre a mediação de conflitos e sobre os núcleos de mediação de Sobral.


A ação contou com a participação dos três núcleos de mediação do município: Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública de Sobral (Nusol); Laços de Família; Núcleo de Mediação Comunitária (Numec). Na ocasião, foram repassadas informações sobre mediação familiar em casos de divórcio, pensão alimentícia, dentre outros temas. Também houve a promoção do acesso à justiça, com ênfase na autonomia e no protagonismo das pessoas com relação à possibilidade de transformação positiva dos conflitos do cotidiano.

 


"O projeto e suas ações buscam promover a transformação de conflitos por meio do diálogo, de maneira responsável e cooperativa, entendendo que conflitos são inerentes à natureza humana e diante disso, devem ser observados sob a ótica de que podem ser instrumentos de desenvolvimento pessoal", explicou a gerente da Célula de Mediação e Justiça Restaurativa, Thais Amorim.


O PROJETO

O Projeto Mediação em Ação visa a aproximação entre a comunidade, a mediação de conflitos e a cultura de paz, para demonstrar que o livre acesso às informações e a direitos, a participação democrática e o desenvolvimento social são possíveis, por intermédio de ações que promovam uma educação para a paz e a realização de diálogos intersetoriais.

A ação (Re) criando Possibilidades com a Mediação leva informações sobre como solucionar os conflitos pacificamente e estimular o diálogo, buscando uma solução satisfatória para as pessoas em conflito e possibilitando o exercício da tomada de decisão, o que fortalece as pessoas enquanto cidadãos. Nesse sentido, o projeto será desenvolvido em parceria com os núcleos de mediação existentes no município de Sobral em pontos estratégicos da comunidade e em equipamentos públicos da rede de saúde, da assistência social e da educação.


Assessoria da Secretaria da Segurança Cidadã
Jornalista responsável: Gisélia Silveira
Contatos: (88) 9.81405274

Facebook