A emoção dos empossados e dos seus familiares foi o ponto alto da solenidade realizada na manhã desta terça-feira (01/08), no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, momento em que 32 novos guardas civis tomaram posse e passaram a integrar o quadro da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS).

O evento foi presidido pela secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, e contou com a presença do chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte; dos secretários Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão) e Kaio Dutra (Trânsito e Transporte); e da comandante da GCMS, Simone Machado.

Os servidores atuarão no patrulhamento preventivo da cidade e contribuirão com o fortalecimento do trabalho da corporação e com a ampliação do atendimento à população.

A secretária Emanuela Leite acolheu a 9ª turma da GCMS e comentou sobre o trabalho que terão pela frente. “Vocês são agentes de justiça e de promoção de paz social, então queria convidá-los a conviver com Sobral, com os sobralenses e com serviços que acontecem efetivamente nessa cidade. Convivam com colegas de trabalho, uns com os outros, e também com outros profissionais de segurança, com a família de vocês e, certamente, vocês irão perceber que não são apenas agentes de segurança, vocês são atores da paz, e Sobral agradece por estar recebendo vocês”, enfatizou.

A comandante Simone Machado ressaltou a importância da chegada destes novos servidores e sobre o princípio da instituição, o qual está pautado na conduta da preservação patrimonial e no respeito aos direitos dos sobralenses, garantido por meio do patrulhamento preventivo, assegurando a vigilância, a proteção e o respeito.

Os novos guardas receberam todas as instruções sobre técnicas e procedimentos operacionais, condicionamento físico, além de diretrizes de primeiros socorros.

A guarda Helena comentou sobre a experiência de estar ingressando na instituição. “Após algum tempo me dedicando nos estudos na área, hoje me sinto honrada de pertencer à Guarda Civil Municipal, um resultado positivo da caminhada que tem sido trilhada. E eu e meus colegas estaremos aqui para servir e proteger a população sobralense”, comentou.

Ao longo do curso, a grade de estudos foi desenvolvida em 742 horas/aula, em 39 disciplinas, que contemplou instrução de defesa pessoal, combate a incêndio, radiocomunicação, trânsito urbano, abordagem veicular, identificação veicular, gestão de conflitos, dentre outros.

A solenidade contou com a apresentação do grupo vocal da Universidade Federal do Ceará e com as presenças do delegado regional da Polícia Civil, Paulo Castro, do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Pessoa, e do juiz Aldenor Sombra, diretor do Fórum de Sobral.

Assessoria de Comunicação da Sesec
Jornalista responsável: Gisélia Silveira