
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã (SESEC), da Coordenadoria da Cidadania e do Núcleo do Projeto Guarda Mirim, promoveu na noite desta quinta-feira (13/11), no Theatro São João, o Sarau Cultural: “Do Sertão ao Mar – Um sonho a realizar”, reunindo familiares, parceiros e comunidade para prestigiar o talento artístico dos jovens Guardas Mirins.
O espetáculo central, inspirado na narrativa de Zé e Maria, trouxe ao palco elementos do cordel e da cultura popular nordestina, conduzindo o público por uma história emocionante que misturou música, poesia, dança e teatro. Construída coletivamente por professores e alunos, a apresentação celebrou a diversidade cultural e reforçou a identidade regional, estimulando o protagonismo juvenil e destacando o potencial artístico dos adolescentes.
Desde maio, o Projeto Guarda Mirim desenvolve ações formativas voltadas à cidadania, qualificação e vivências culturais. Após um ciclo de atividades teóricas e práticas, incluindo aulas de informática, práticas de segurança pública e o Projeto Cinemando os jovens iniciaram, em setembro, as oficinas artísticas do eixo Arte e Esporte. O sarau representou o fechamento desse percurso, reunindo descobertas, criação e desenvolvimento pessoal.
O evento contou com o apoio do Theatro São João, da Secretaria da Cultura de Sobral, da Escola de Música de Sobral, do Curso de Música da UFC, de integrantes da Banda e da Guarda Civil Municipal, do DK Studio de Dança e da costureira “Cores e Sabores do Brasil”.
Mais do que um espetáculo, o Sarau Cultural da Guarda Mirim reafirma o compromisso da gestão com a formação integral, o desenvolvimento humano e a promoção da cidadania ativa, fortalecendo vínculos, valorizando talentos e mantendo vivas as memórias e tradições do povo nordestino.
