Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Por conta do estresse causado aos guardas municipais que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) criou um espaço de acolhimento, triagem, orientação e atendimento multiprofissional a fim de cuidar dos agentes que estão nas ruas cuidando da população.

Ao todo, 45 guardas já fizeram uso do grupo de apoio, que foi idealizado pela Coordenadoria de Cidadania. "Entendemos que os guardas são a representação da Secretaria da Segurança Cidadã na luta contra a COVID-19. Por isso achamos importante unir forças. Reunimos uma equipe multiprofissional a fim de dar suporte dentro do que fosse possível”, disse a coordenadora Emanuelle Carneiro.

Ela lembra que os guardas estão sobrecarregados por estarem nas ruas cuidando da população. “Então, nada mais justo que a outra parte da equipe, os funcionários administrativos que puderam ficar em casa, ajudar o grupo que ficou mais exposto", explicou a coordenadora.

Entre as ações da equipe multidisciplinar da Sesec estão: agilizar contato com os Centros de Saúde da Família, agendamento de testagem rápida SWAB e apoio em internações.

Além do apoio na área da saúde física, profissionais qualificados estiveram à disposição dos agentes para uma rede efetiva de apoio. A assessora institucional da Sesec, Yslaia Vasconcelos, é formada em psicologia e também compõe a equipe.

Ela conta que, enquanto profissional da saúde mental, realizou acolhimento e escuta qualificada. "Tenho exercido essa escuta no âmbito profissional, pessoal, familiar ou social a fim de interceder para que problemas de menor proporção não sejam agravados, provocando maior estresse ou a necessidade de afastamento profissional por natureza psicológica", destacou Yslaia. Ela explicou também que existe um serviço de assistência social que presta atendimento aos guardas e suas famílias de casos positivos de COVID-19.

Richardson Nascimento foi um dos guardas atendidos pela rede de apoio. Para ele, além do atendimento, esse serviço foi importante para mostrar que a instituição se preocupa ativamente com seus servidores. "Acho muito importante essa iniciativa da rede de apoio. Como profissional da guarda me senti muito valorizado, vendo que a instituição está preocupada em ajudar", finalizou.

Facebook