A Coordenadoria de Cidadania da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Célula de Inserção Social, emitiu 580 carteiras de identidade (RG), nos primeiros seis meses de 2021, na Casa do Cidadão em Sobral. Desse total, 331 foram emitidas, de maio até julho, com o retorno presencial dos serviços de emissão de RG, com agendamento, o que demonstra um aumento substancial na procura pelo documento no município.
Em Sobral, o agendamento para atendimento na Casa do Cidadão é feito, exclusivamente, pelo whatsapp (88) 9.8802-5007, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O novo modelo de cédula de identidade, vigente desde 2019, traz o número do CPF, do título de eleitor, do INSS/PIS/PASEP, do registro profissional, certificado militar, carteira de habilitação e cartão do SUS. Também pode ser inserido o tipo sanguíneo e o fator Rh. “Aqueles que desejarem realizar a inclusão dessas informações, precisam trazer os documentos originais e cópias para fazermos o procedimento”, explicou Suzane Chiot, gerente da Inserção Social.
A emissão do documento, feito na Casa do Cidadão, tem prazo máximo de entrega de 30 dias. A primeira via do documento é gratuita. Para a emissão da segunda via é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 56,20. Caso o requerente necessite de atendimento domiciliar ou hospitalar, basta entrar em contato pelo número (88) 9.8802-5007 e solicitar o serviço.