A Secretaria da Segurança Cidadã entregou, na sexta-feira (08/07), 376 livros para o Projeto Livro Aberto da Administração Penitenciária. A doação foi entregue para a Penitenciária Regional de Sobral (Pirs), que conta com mais de mil internos.
A secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, ressalta a importância de contribuir com a educação dos internos para que eles possam aumentar seus conhecimentos e mudar seus destinos.
Os livros foram doados por escolas, servidores e a comunidade em geral. O projeto Livro Aberto tem como objetivo incentivar a leitura como um caminho para ressocializar e reduzir a pena de internos.
Projeto Livro Aberto
O projeto Livro Aberto visa facilitar o cumprimento da lei estadual n° 15.718/2014, a qual prevê remição da pena por meio da leitura.
O interno escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.
A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de diminuir até 48 dias a cada 12 meses da pena.