A Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, lançou, no último mês de junho, o projeto Espaço Humanizar. O projeto é voltado, exclusivamente, para a Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS). A iniciativa oferece um suporte psicossocial gratuito aos agentes.
O atendimento tem como objetivo oferecer os primeiros cuidados psicológicos aos guardas, identificando conflitos emocionais que interfiram na qualidade de vida desses profissionais, facilitando a adaptação diante de situações críticas e prevenindo o agravamento de doenças mentais.
“No diálogo é possível desenvolver uma relação terapêutica que amenize as angústias atreladas ao trabalho da Guarda no dia a dia, permitindo a ambos, psicólogos e guardas, descobrirem caminhos para a construção de uma Guarda Civil Municipal mais humanizada e saudável", explicou Carlos Castro, psicólogo responsável pelo atendimento.
Além do acolhimento psicológico é oferecido também o serviço de assistência social, cujo intuito é contribuir com a qualidade de vida dos agentes usando a rede de apoio e serviços, para a garantia dos direitos, conforme disse Dayana Mendes, responsável pelo Núcleo de Cuidado.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones (88) 9.8132-7137(psicólogo) e (88) 9.8132-7259 (assistente social), ou na sede da Secretaria.