A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã, promove, na próxima segunda-feira (27/11), a aula inaugural do primeiro Curso de Patrulha de Defesa da Mulher para a Guarda Civil Municipal de Sobral. O evento vai ocorrer no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, a partir das 14h. A formação tem como objetivo capacitar os agentes a atuarem no novo grupamento que será implementado na corporação.

Na ocasião, haverá a participação da secretária executiva das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade, que falará sobre o tema "Violência doméstica e familiar contra a mulher e os mecanismos de proteção".

O grupamento será responsável por acompanhar mulheres em situações de medidas protetivas de urgência e por oferecer mais segurança em situação de risco devido à violência doméstica.

De acordo com a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, a Patrulha de Defesa da Mulher irá desempenhar um papel de fortalecimento da rede de proteção à mulher vítima de violência no município. “Nossa patrulha vem se somar a uma rede de iniciativas que já converge para a proteção e defesa da mulher vítima de violência em Sobral, sendo mais uma força que terá atuação de proximidade e acompanhamento das vítimas, garantindo o cumprimento das decisões judiciais, bem como possibilitando que as mulheres possam ter um seguro recomeço em suas vidas”.

Segundo o coordenador da Academia da Segurança Cidadã, Adriano Fernandes, a capacitação é um dos critérios para a implantação do grupamento. “Nessa etapa, serão capacitados 20 guardas municipais. Esse grupo compõe o projeto-piloto da patrulha. A ideia é mostrar que a equipe irá atuar no acolhimento dessas mulheres de forma mais integrada, conscientes da complexidade do tema, bem como treinar os agentes para os mais diversos cenários de atuação”, explicou.