Com o objetivo de conhecer a estrutura e as atividades que são oferecidas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, juntamente com a equipe da Cidadania, Inserção Social e Diagnóstico e Cultura de Paz, visitou, nesta quarta-feira (19/08), o Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e o Centro Socioeducativo de Sobral.
Com arte, esporte, música e disciplina, a visitação foi acompanhada pelos diretores da instituição, Martins Sousa e Ray Gaspar, que mostram os espaços e as atividades pedagógicas aplicadas pelos socioeducadores. A primeira visita ocorreu no Centro Dr. Zequinha Parente, que trata da internação provisória de adolescente. A outra foi no Centro Socioeducativo de Sobral, que atende adolescentes em cumprimento de medida de internação (seis meses a três anos), determinadas pelo Sistema de Justiça.
O encontro foi pensado para promover a aproximação das coordenadorias de Diagnóstico e Cultura de Paz e da Cidadania, considerando a importância do cuidado para com esses jovens no fortalecimento da política de prevenção à violência no município.
Na ocasião foi possível conhecer a quadra esportiva, os murais e algumas produções que são frutos das oficinas de arte e cultura realizadas no local. “Saímos bem animadas com as várias possibilidades de parceria e ações conjuntas, e encantadas com o potencial artístico dos adolescentes”, disse a secretária Emanuela.
Estiveram presentes na visita Ramom Carvalho, secretário do Planejamento e Gestão; Emanuelle Carneiro, coordenadora da cidadania; Emmanuela Cipriano, coordenadora de Diagnóstico e Cultura de Paz; Suzane Chiot, gerente da Célula da Inserção Social; e assessora especial técnico-jurídica, Marúsia Dias.