A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), apresenta o Plano Integrado de Segurança Cidadã. O documento é fruto de percurso metodológico envolvendo pesquisas, análise de dados, bem como um compilado de ações e projetos que já vêm sendo desenvolvidos no município, tanto no que diz respeito à prevenção à violência, como às práticas ostensivas desenvolvidas em parceria com outras forças de segurança.
Sobral é o primeiro município do Ceará a ter um Plano Municipal de Segurança. Segundo dados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apenas 5% das prefeituras do país possuem planos na área de segurança e prevenção à violência. De acordo com a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, foram realizados encontros com a equipe interna da Sesec, bem como intersetoriais, com outras secretarias e órgãos, com o objetivo de abranger uma atuação mais ampla e efetiva, envolvendo diversas variáveis que são consideradas interruptoras de violência.
“Um Plano de Segurança construído de forma colaborativa e plural oferece aos servidores públicos envolvidos nas ações um ideal de direção, de norte, para onde o trabalho está sendo direcionado e a relevância da união de esforços e diversidade de políticas de enfrentamento da violência. Ter um Plano aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito simboliza o comprometimento de todos nós com o urgente processo de construção da paz em nossa cidade. Ganhamos como sobralenses ”, destacou.
O documento pontua o fortalecimento das ações integradas de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando a redução da violência, dos crimes contra mulheres, crianças e jovens; a criação de uma rede de proteção às mulheres e o fortalecimento da integração, bem como a eficiência entre as forças de segurança.
Assessoria de Comunicação da Sesec
Texto: Gisélia Silveira