A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município esteve, na manhã de quarta-feira (16/02), com representantes da Defesa Civil do estado, realizando vistorias preventivas na Serra do Rosário. A ação teve como objetivo realizar avaliação de risco de desastre e alertar a população para os cuidados durante o período chuvoso.
"As vistorias realizadas em conjunto com o Estado são de muita importância porque fortalecem as nossas ações preventivas", destacou o coordenador da Defesa Civil de Sobral, Rinaldo Nogueira.
Essas ações em conjunto com a Defesa Civil do estado tomaram como base o Alerta nº 0912/2022, recentemente emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) acerca dos riscos de queda e rolamento de blocos na região vistoriada.
O alerta trouxe a previsão de risco de movimento de massa em locais específicos do município, localidades dos distritos de Jordão e Baracho. As áreas de risco foram estudadas e mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e servem de subsídio para a elaboração dos alertas enviados pelo CEMADEN.
Movimento de massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.
Com informações: CEDECE Ceará